O tema de hoje é pura e simplesmente a noticia de que em 19 de Janeiro de 2012, o Megaupload foi fechado e o fundador foi preso na Nova Zelandia, junto de 3 executivos da empresa, acusados de violarem as leis antipirataria por hospedar em seu site materiais de uso privado e protegidos por lei, o que teria gerado, em teoria, um prejuizo de U$500 milhões.
Para os não familiarizados com o site, o Megaupload permite que você faça uploads de conteudos e deixe-os disponiveis para que outras pessoas o baixem, assim como o Rapidshare, Z-file e outros sites de hospedagem de conteudo. Vamos analizar o básico, mesmo que exista violação de direitos, a pessoa que comprou o produto original e o disponibilizou na internet deu lucro para a empresa que fez o produto, musica, filme, programa e etc, portanto, existiam pessoas que faziam backups digitais de conteudo utilizando o serviço do Megaupload.
Ainda pensando no sistema de backup, uma pessoa poderia upar suas fotos, videos cazeiros, trabalhos e documentos digitais nos serviços do Megaupload, ainda mais se a pessoa fosse um membro premium, tendo vantagens a mais em armazenar conteudo naquela espaço virtual.
O Megaupload também dispunha de um serviço de filmes Online, conhecido como Megavideo. Mesmo que vocês concordem que neste caso eles infringiam os direitos autorais, eram filmes de baixa qualidade, com legendas amadoras e que jamais poderiam competir com o conteudo original, pelo contrário, serviam mais como uma propaganda para fazer a pessoa comprar o original por saber que o filme era bom.
Bloquear totalmente os serviços desse site de hospedagem foi uma atitude opressora e radical, pois alem de tirar de circulação bilhões de arquivos disponibilizados, prejudicaram as pessoas que assinaram as contas especiais e não violaram nenhuma lei, ou até mesmo usuários gratuitos, que por algum motivo tivessem hospedado algo importante no Megaupload.
Só vejo um motivo para isso, uma falta de visão por parte das empresas de entretenimento que não aprenderam que a internet é um marketing positivo para seus conteudos e continuam achando que precisam eliminar qualquer fonte de conteudo gratuito, mesmo que ninguem esteja lucrando com tal atitude.
Esta noticia só vai provocar ainda mais protestos contra o PIPA e o SOPA, que geram mais motivos e argumentos para que a liberdade na internet seja mantida. Grupos hackers começaram a se mobilizar diante do ocorrido e tiraram do ar sites do governo americano, como:
Video especial sobre o SOPA e PIPA
Não gostou do artigo? Põe na conta e envia pro e-mail ragequiteam@hotmail.com Se gostou, COMENTA! Pode enviar e-mail elogiando também que a gente gosta /o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário